segunda-feira, 25 de maio de 2009

Da Criança...

A criança é criativa porque é crescimento e se cria a si própria. É como um rei, porque impõe ao mundo as suas ideias, os seus sentimentos e as suas fantasias. Ignora o mundo do acaso, pré-elaborado, e constrói o seu próprio mundo de ideais. Tem uma sexualidade própria. Os adultos cometem um pecado bárbaro ao destruir a criatividade da criança pelo roubo do seu mundo, sufocando-a com um saber artificial e morto, e orientando-a no sentido de finalidades que lhe são estranhas. A criança é sem finalidade, cria brincando e crescendo suavemente; se não for perturbada pela violência, não aceita nada que não possa verdadeiramente assimilar; todo o objecto em que toca vive, a criança é cosmos, mundo, vê as últimas coisas, o absoluto, ainda que não saiba dar-lhes expressão: mas mata-se a criança ensinando-a a limitar-se a finalidades e agrilhoando-a a uma rotina vulgar a que, hipocritamente, se chama realidade...

8 comentários:

mixtu disse...

a criatividade que existe numa criança... ou num adulto que recusa-se a deixar de ser criança

abrazo serrano de un blog onde não há "obrigado pela visita"

gaivota disse...

"mata-se" uma criança com tanta "inteligência" adulta!
...
beijinhos

Violeta disse...

A realidade mata qualquer um.

Valdemir Reis disse...

Olá Lyra é sempre com grande alegria que visito este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade. Muito obrigado! Certo estou quando um amigo nos acompanha nenhum caminho é longo demais e vamos além, também que a amizade é como as estrelas, embora não vendo toda hora sabemos que existem. Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, excelente texto, as crianças são geniais, autenticas e criativas, uma preciosidade, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha uma agradável e feliz semana de grandes realizações. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, muita prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
Valdemir Reis

Poeta Mauro Rocha disse...

Criança é tudo de bom, não podemos esquecer a criança que existe em nós.

BJS

vieira calado disse...

Ah, quanta criatividade eu tinha em criança, é verdade!


Tenho saudade desse tempo.


Cumprimentos meus.

Éverton Vidal Azevedo disse...

Mas olha! Apaguei seu blog do Re-novidade porque pensei que tvc o tivesse apagado. Mas só mudou de endereço né ou meu blogger boicotou rs.

Estou levando o link outra vez.

Breathe'n'Evoke disse...

Curto e bastante objectivo! Boa!

E do adulto? "Working class hero is something to be"