sábado, 20 de março de 2010

Yin & Yang


Quando somos crianças contam-nos famosas histórias onde as personagens ou são boas ou são más. Crescemos a acreditar que temos de ser bons e que temos de retirar da nossa personalidade qualquer característica negativa ou que socialmente não seja considerada honrosa - Maldita cultura ocidental!!!

Pois eu sou apologista da cultura oriental, onde não há quem seja unicamente bom ou unicamente mau. Todas as coisas podem ser ao mesmo tempo boas ou más, com efeitos relativamente benéficos ou deletérios, os quais dependem unicamente do seu dualismo relativo. Yin-Yang representam a singularidade e a complexidade das coisas interdependentes e interactuantes. Yin é o princípio passivo, feminino, nocturno, escuro, frio; e Yang, o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente.

Para a filosofia Taoista Yin caracteriza toda a inactividade e Yang todos os princípios activos da existência. O Yin-Yang representa a lei universal que governa os mundos material e imaterial. Tudo o que estiver com eles relacionado implica indivisibilidade, interdependência e interrelacionamento. Yin e Yang são simultaneamente antagónicos e sinérgicos, não podendo contudo existir isoladamente. Os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

Assim no Tao, o Universo é formado por duas partes opostas, Yin e Yang que, sendo os dois principios cósmicos primários, têm como lei: a contradição, a interdependência, o crescimento, a diminuição e a mutação entre eles. O todo tem polaridades opostas e interdependentes. Tudo o que nos rodeia e influencia as nossas vidas é composto por estas duas forças opostas e complementa

2 comentários:

Hanah disse...

Olá Lyra,

Belissino texto ...

Feliz Ano Novo Solar...

Bjos

sindrominha disse...

Oi gostei muito do blog, visite o meu de textos pessoais, obrigado.