terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

"Uma pessoa pode parecer tola e ainda assim não sê-lo. Pode apenas estar a guardar a sua sabedoria com muito cuidado"

"buddha-eye"

No budismo, desde os tempos muito antigos, a iluminação tem sido chamada de característica fundamental, natureza de Buda ou a Mente. No Zen ela tem sido chamada de não-existência ou nulidade, a mão ou a face do indivíduo. As designações podem até ser diferentes, mas o conteúdo é inteiramente o mesmo...
A correspondência de tudo com tudo, figura emblemática da cultura do porvir que podemos talvez reconhecer como aquilo que resta de sagrado, à medida que este só perdeu seu nome.
O que parecia formar a base inquebrável do nosso universo fende-se, fragmenta-se, recompõe-se.

Antes de alguém estudar o Zen, as montanhas são montanhas e as águas são águas; depois de um primeiro contacto com a verdade Zen, as montanhas já não são montanhas e as águas já não são águas; mas, após a iluminação, as montanhas voltam a ser montanhas e as águas a ser águas.
Tudo é o mesmo e ao mesmo tempo não é o mesmo. É diferente e não é diferente.
deveríamos nos abrir para uma nova maneira de produzir sentido, mais incerta e mais livre.

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

aquilo a partir do qual um sistema se constrói, aquilo que é, assim, anterior, posterior, exterior ao sistema simbólico, e que talvez o sustente do começo ao fim, não pode encontrar sentido num sistema simbólico, a não ser para designá-lo por palavras que são furos de linguagem, a não ser para significá-lo por imagens ou rituais que se limitam a apontar aquilo que aponta e que, se ele se volta, só encontra vazio.

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

o sentido não é outra coisa senão uma colocação em correspondência

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

todas as fontes do sentido e da identidade são e serão cada vez mais, no futuro, carregadas num processo de mutação do qual ninguém conhece o sentido e a finalidade global.

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

não conhecemos em absoluto a extensão indeterminada, e talvez infinita, dos sistemas viáveis que ainda não foram experimentados pela humanidade. E seria muito bem possível que a humanidade não estivesse senão no começo de sua experimentação daquilo que pode fazer sentido de maneira viável.

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

a situação contemporânea exige de nós um esforço para compreender o que está a acontecer, para além de nossos preconceitos, para além dos limites, que nos são impostos pela cultura particular no seio da qual estruturamos as nossas maneiras de fazer sentido.

Qual é o som de uma só mão a bater palmas?

Essa experimentação, essa exploração de tudo o que pode permitir fazer sentido é fractal...

Sem comentários: