terça-feira, 11 de março de 2008

Ao meu amor pequenino

Conforme prometido: da mamã para o Gonçalo com muito amor!!!
Este coração é todo para ti! Eu amo-te meu querido!

Nos dias de hoje a turbulência está instalada de vez: é o fim das certezas, pequenas causas gerando grandes efeitos, imprevisibilidade, mudanças aceleradas e o novo a cada instante. Assistimos agora às certezas dos fundamentalistas religiosos, radicais de todas as matizes. Um capitalismo insensível, aliado às certezas de posições políticas radicais. Vivemos uma grande instabilidade, hoje inevitavelmente globalizada.
Para enfrentar este cenário, soluções antigas têm-se mostrado inócuas, superadas. Precisamos encontrar criativamente novas soluções, pois os problemas, ainda que antigos, revestem-se de novas configurações, acrescidos de novos acontecimentos e acelerada transformação.

Ora, ao observar as crianças, que desde o nascimento até a adolescência enfrentam o novo e o imprevisto a cada momento, que correm riscos, encaram dificuldades, mas caminham sempre para frente, podemos recolher um material precioso que poderá servir-nos como modelo para desenvolver nossas "atitudes adultas" diante da actual turbulência. Por quê não nos inspiramos nas crianças? Com o que as crianças contam para transpor barreiras e avançar? Que recursos elas têm desde o nascimento para crescerem e desenvolverem-se, para enfrentarem e sobreviverem num mundo totalmente desconhecido e imprevisível para elas? Elas contam basicamente com suas potencialidades inatas, principalmente os sentidos, que são os meios pelos quais se comunicam com o mundo exterior e interior. É através dos órgãos dos sentidos que a criança vai perceber o mundo e reagir a ele.

* A visão está sempre atenta e curiosa, cada vez mais aguçada à procura de formas, cores e movimentos.
* Pela audição os sons penetram e são captados em todas suas nuances, mesmo que a capacidade de traduzi-los por palavras ainda não esteja desenvolvida.
* O olfato vai se apurando e os aromas são percebidos nas suas diversas matizes.
* O paladar é o sentido que a criança exercita como ninguém, recusando com ênfase certos sabores e degustando outros com um prazer que atinge o corpo todo, integrado e uno.
* Único sentido presente ao longo do corpo todo, o tacto capta calor e frio, aspereza e suavidade, dureza e maciez, numa infinita gama de sensações cinestésicas.

Além dos sentidos, a criança também conta com a imaginação. Tão fértil nas crianças, a imaginação é uma capacidade que a educação clássica não tem estimulado e que muitas vezes fica de fora do mundo adulto. No entanto, o "faz de conta", é a fonte principal do brincar e do criar: tudo que foi criado, foi antes imaginado.

As emoções e os sentimentos, sempre presentes ao longo do corpo, interiorizado, às vezes exteriorizados.

A intuição, fruto do seu DNA e de sua curta história é também sua potencialidade, aliada a total integração corpo-mente, ou melhor, não desintegrados ainda, a uma flexibilidade natural e a reflexos para responder rapidamente a quaisquer estímulos.

São esses os recursos que devemos resgatar da nossa criança, qualquer que seja o meio em que estejamos inseridos: nas organizações, na família, no meio social, cultural, etc. Ser criança não é ser infantil, nem infantilizar o comportamento de maneira caricata. Ser criança é utilizar plenamente todas as nossas potencialidades inatas que por diversos motivos foram adormecendo ao longo da vida. Ser criança é estar diante das coisas como se fosse pela primeira vez, permitindo-se mergulhar no estranho e desconhecido, podendo fazer as perguntas mais ingénuas e "descabidas" e podendo reagir às situações de modo espontâneo, descomprometido e livre.

Ser criança é deixar-se penetrar pelo mundo através dos sentidos, sem pressa para dar respostas, sem fugir das perguntas e sem colocar o julgamento crítico em acção cedo demais. É poder simplesmente e, num primeiro momento, perceber, sentir e imaginar.

É com isso que contaremos para enfrentar um mundo turbulento e imprevisto, violento, hostil e competitivo, hoje e como sempre, injusto e desigual. E para isso, ser criança e optimista realmente facilita.

E agora, só para ti Gonçalo, SeuOrkut.com.brum site que tem um programa que faz desenhos malucos e com muuuuuitas cores. Mas és tu quem comanda as cores, o número de linhas e outras opções. Cuidado para não perderes o dia todo a brincar aqui... ah, e aproveita para ir aqui e aqui também ehehehe, vais adorar e vamos divertir-nos imenso, boa?

1 comentário:

Beto Costard disse...

Onde buscas imagens tão encantadoras?